sexta-feira, 9 de abril de 2010





2º Tarefa



PROGRAMA DE COLETA SELETIVA

Já faz algum tempo que existe na minha casa um programa de coleta seletiva, em que todos ( eu, minha irmã Mariana, meu pai Marcos e minha mãe Sandra) participam, mas com intensidades diferentes. Eu procuro reciclar tudo que eu consumo, se estou na rua e não têm algum coletor para materiais recicláveis, eu guardo o meu resíduo na bolsa e espero chegar em casa para destiná-lo corretamente. Aqui no meu prédio, existe uma Cooperativa de Materiais Recicláveis que faz a coleta no meu bairro.

Mas, essa tarefa foi muito útil para mim, pois ela me fez eu voltar-me ao meu quarto, e para aquelas coisas pessoais que você não consegue se desfazer. Confesso que eu não consegui me desfazer de muitas coisas, sabem aquelas redações, aquelas provas que você têm o maior xodó? Pois é, elas continuam enfornadas no meu armário, ocupando o maior espaço. Mas, fazer o que, o apego é maior. Então, vamos com calma (risos.).

Porém, muitos papéis eu não tive dó não, formei pilhas e pilhas com eles, cadernos, agendas usadas e canetinhas sem tinta. A minha mãe até brincou comigo, pois disse que eu iria ficar sem nada....

Pois é eu me empolguei, essas coisas renovam não é? Me senti com 2 quilos a menos, mais magra, com mais espaço no quarto , e pronta para novas informações e experiências. Essas "faxinas" gerais são muito importantes, e eu sempre fico adiando-as, que bom que dessa vez não tive como fugir...


É sempre difícil se desapegar do passado, mas mesmo com receios a gente tem que seguir em frente, estar sempre se reciclando, foi essa sensação que eu tive. E por isso essa tarefa foi muito especial!

OLHEM AS COISAS QUE FORAM RECICLADAS ( ELAS NÃO TINHAM MAIS COMO SEREM USADAS, TALVEZ COMO RASCUNHO, MAS ELAS JÁ ESTAVAM A MUITO TEMPO PARADAS...)























As vezes até o ato de reciclar as coisas vira automático, e as vezes eu perco a noção de como tudo isso é muito importante. Como a reciclagem gera renda para muitas famílias e como ela evita a utilização dos recursos naturais.


Segundo, o "Meu mundo sustentável"


  • 50 kg de papel velho = 1 árvore poupada


  • 1.000 kg de papel reciclado = 20 árvores poupadas


  • 1.000 kg de vidro reciclado = 1.300 kg de areia extraída poupada





  • 1.000 kg de papel plástico reciclado = milhares de litros de petróleo poupados











  • 1.000 kg de alumínio reciclado = 5.000kg de minérios extraídos poupados













É todos esses dados fazem a gente pensar na importância desse processo chamado reciclagem, mas, mais do que reciclar nossos resíduos, a gente tem que reciclar o nosso modo de consumo ?.




LISTAR O QUE EU NÃO CONSUMO E DEPOIS DOAR


Eu adoro experiências que me incitem a lidar com a questão do DESAPEGO. Então vamos lá, eu passei algumas horas juntando aquele bando de pilhas e mais algumas horinhas analisando o que realmente eu não uso no meu quarto e que pode ser muito útil para outras pessoas. E não é, que eu descubro um monte de coisas, blusas, bolsas e acessórios sem uso, tinha também algumas revistas em bom estado que eu nunca li, e que pelo tempo que estavam guardadas eu não iria lê-las mesmo.


E para cumprir essa tarefa eu acionei a minha rede de contatos, e foi muito fácil, pois essa pessoa esta muito próxima de mim. É a minha mãe, ela trabalha já a uns 5 anos no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas em São Paulo, num programa chamado Conselho Familiar. E é um programa que tem como objetivo desenvolver atividades ( artesanato, bordado, entre outros) com os pais, ou responsáveis, pelas crianças que estão internadas no Hospital. E de tempos em tempos, o Conselho Familiar realiza bazares beneficentes, para arrecadar dinheiro para as atividades que desenvolve. E é o que vai acontecer no dia 3 e 4 de maio desse ano, um bazar do dia das Mães. Então, as coisas que eu separei serão doadas para esse bazar. E serão transportadas para o bazar pela minha mãe. E o que eu espero é que elas sejam utéis para alguém e que ajudem o Conselho Familiar a arrecadar dinheiro para as suas atividades.













OBSERVAR O MEU PADRÃO DE CONSUMO. O QUE EU CONSEGUI ECONOMIZAR EM UMA SEMANA
Confesso, que não sou uma pessoa consumista, no que diz respeito a comprar (roupas,e outras coisas), não tenho muita paciência para comprar, eu gosto de comprar livros, mas não compro muito porque já existem de montes em casa e eu adoro frequentar sebos. Quanto a transportes, eu trabalho em casa, exceto de 15 em 15 dias, quando viajo de ônibus para Guapiara. Quando preciso me deslocar de casa, normalmente uso transporte público, a não ser a noite, quando opto pelo carro (e também porque o carro da minha família só está a noite em casa). Quando saio a noite, sempre procuro pedir carona para alguém, também porque se eu não preciso dirigir eu prefiro não dirigir. Quanto a energia, gasto mais com o uso do computador e televisão para ver filmes. Quanto ao uso de água, sempre desligo a torneira quando escovo os dentes, quando lavo louça e quando passo shampoo, sabonete e creme no banho ( e os meus banhos não são demorados). Meu consumo maior está nas comidas, no abre abre da geladeira, e na minha energia gasta com coisas "bobas". Então, nessa semana decidi não usar o carro a noite ( para ir para a yôga). É, fui de ônibus, e quando o tempo permitiu, como ontem, fui a pé. Foi ótimo, porque o dia estava lindo, e eu aproveitei para mexer as pernas, já que tinha ficado o dia inteiro sentada na frente do computador. E na hora de ir embora da yôga, resolvi não incomodar a minha mãe e voltei de ônibus. Quanto, a energia gasta com coisas "bobas" isso é um processo mais demorado, que eu tento melhorar a cada dia. Ah, consumo bastante água, adoro beber água, preciso comprar uma garrafinha de vidro para levar nos lugares, caneca eu sempre levo...
Talvez agora esteja exagerando um pouco, porque enquanto escrevo, a tv está ligada no canal de músicas. Mas, assim, tudo fica mais divertido! Preciso atualizar as músicas do meu computador.....
Acho que por hoje é só, ou tem mais coisas??????????????

Um comentário:

  1. Muito bacana sua iniciativa, foi assim que comecei a reciclar e não faz muito tempo, jó estou colhendo bons frutos, ou seja fazendo arte com materias reciclados, você é um exemplo de que quem tem vontade consegue fazer um planeta limpo .
    Parabéns!

    ResponderExcluir