sexta-feira, 16 de abril de 2010

4º tarefa

Como eu consegui reunir pessoas, listar talentos e recursos que eu posso contar (para a realização do meu compromisso).

Desde janeiro de 2010, eu viajo de 15 em 15 dias para Guapiara, junto com os dois membros do INDES ( Cleide e José Luis) e juntos desenvolvemos um trabalho de organização de produtores e formalização de um empreendimento comunitário do segmento de artesanato. Então, essas viagens acontecem para nós nos reunirmos com o grupo de artesãos interessados em ser tornarem cooperados. É um trabalho muito gratificante e que me faz muito bem!
Esses encontros acontecem num espaço cedido pela Assistência Social de Guapiara, e foi uma sugestão dada pelas próprias funcionárias desse setor. E é o órgão, da esfera governamental, que mantêm a relação mais estreita com os artesãos.
Em média, participam desses encontros em torno de 40 artesãos, então não foi nada difícil encontrar pessoas dispostas a embarcar para São Paulo e vivenciar uma experiência nova. Meu objetivo, era encontrar 4 pessoas que topassem encarar esse desafio ( 4 porque é número que a minha logística, cuidado, transporte e outros consegue segurar).
Quanto ao apoio do INDES e da Assistência Social, a ideia foi muito bem aceita, pois essa tarefa diz respeito a uma experiência prática de comercialização. E faz parte de um dos objetivos de trabalho de atuação do INDES com os artesãos de Guapiara. Como eu disse anteriormente, o objetivo desse trabalho é que os artesãos tenham autonomia e possam também se articular com clientes na Região Metropolitana de São Paulo. O que não acontece agora, pois todos os insumos e a comercialização dos artesanatos é sempre mediada intensamente pela Assistência Social.




(Fig.: Encontro com grupo de artesãos e afins no dia 01/02)



PLANEJAMENTO


Pesquisa e contato: mapemaneto de pontos potenciais de comercialização na Região Metropolitana de São Paulo interessados em conhecerem e/ou venderem os produtos de Guapiara.


Objetivos especifícos:


1)Visitar e conhecer representantes da Associação Mundaréu no dia 20/04/10;


2) Visitar e conhecer representantes da Arte em Frios no dia 20/04/10;


3) Visitar e conhecer representantes da Casa da Vila no dia 21/04/10;


4) Visitar e conhecer representantes do Ponto Solidário no dia 21/04/10;


Público Alvo: artesãos de Guapiara - Romilda, Pedro, Inês e Marlene

Facilitadora: eu serei a pessoa que receberei e acompanharei o grupo nas 4 visitas em São Paulo.


Hospedagem: Reservas de uma diária para 4 pessoas no Hotel Fórmula 1 Paraíso


Transporte: Táxi (Companhia Paulista de Rádio Táxi e outras).





TALENTOS E RECURSOS QUE EU POSSO CONTAR


Funcionárias da Assistência Social de Guapiara:


Com as meninas da Assistência Social eu sei que eu posso contar com ( Cida, Ligia, Maria e Rita), para ajudar incentivando o grupo que vai para São Paulo. E na volta de São Paulo ajudando com o transporte até Guapiara ( porque o ônibus para numa cidade próxima a Guapiara chamada Capão Bonito) e outros aspectos de organização.


Cida: irá auxiliar com o seu talento de excelentissíma motorista, buscando com o carro da prefeitura (recurso local) os artesãos que moram longe da rodoviária para embarcarem para São Paulo ( já que pelo horário não existirá a circulação de ônibus locais). E na volta de São Paulo, ela será a pessoa que receberá o grupo em Capão Bonito. E ainda, me tranquiliza, pois ela é uma pessoa que sabe cuidar dos outros.


Maria: com o seu talento de se manter muito próxima das pessoas, e ter uma relação muito amigável com o grupo.





Ligia: com o seu jeito de ser hiper simpática e sorridente, deixando-me mais confiante e sendo a pessoa da prefeitura que eu me comunico quando estou em São Paulo.





Rita: com o seu jeito de deixar os outros sempre se sentirem a vontade e estando pronta para ajudar.





Equipe INDES:




José Luís: com a sua habilidade de confiar nas pessoas, abrindo espaço para eu me mostrar prossionalmente, e estar sempre pronto para me ajudar. Além de contribuir com a sua alegria que contagia.
Cleide: com o seu talento em trabalhar com os números, ajudando a se chegar num valor necessário para a realização da viagem dos artesãos para São Paulo.
Eu: com a minha habilidade de estar aberta para vivenciar novas experiências e desafios. E por ser uma pessoa que se preocupa com o bem estar do outro.





Artesãos:


Pedro: com o seu talento de ser líder, e que trás segurança para as pessoas que estão por perto.




Romilda: com o seu poder de articulação e autonomia, deixando-me mais tranquila para essa experiência.








Inês: com o seu talento de ser uma pessoa carinhosa.









Marlene: com o seu jeito de ser amiga.




Em casa



Meus pais e irmã ( Sandra, Marcos e Mariana): Com o jeito deles de sempre me incentivarem, cuidarem de mim e me fazer feliz.





Jonhy bola (meu cachorro) : Sendo ele mesmo, e fazendo-me lembrar como a vida pode ser simples.





Bruno (meu namorado e amigo): Com o jeito de se preocupar comigo e estar sempre pronto para me ajudar e também me deixar feliz e tranquila.


Lojistas de São Paulo
Patrícia (representante Mundaréu): com o seu talento de ser uma pessoa carismática e simpática


Amélia (representante Arte em Fios): pelo seu poder de se mostrar interessada.


Vanessa (representante Casa da Vila): pela sua franqueza ao dizer o que pensa.


Idália (representante Ponto Solidário): com o jeito de ser muito receptiva e carinhosa.


Serviços oferecidos em São Paulo:


- Ônibus de viagem (companhia transpen - Guapiara/ SP e SP/ Capão Bonito/ Guapiara )


- Terminal de ônibus Barra Funda


- Metrô de São Paulo: linhas paraíso, barra funda, clinícas e vila mariana


- Ônibus de São Paulo


- Taxistas de São Paulo


- Hotel Fórmula 1 Paraíso: acomodações



- Padarias e restaurantes por kilo São Paulo

Um comentário:

  1. Oi! Vc estava no Oasis da Padaria Um Só Coração não estava? Acho que me lembro de você por lá! Nossa, tá muito bom o seu blog... Vc está agindo de coração aberto e se esforçando bastante!

    ResponderExcluir