quarta-feira, 14 de abril de 2010



3º TAREFA - Encontrar uma única coisa que pode ser melhorada (escola, prédio, trabalho) e mostrar detalhes de como eu melhoraria

GUAPIARA - palavra que em tupi-guarani significa "ouro na serra". Município localizado a 260 km da Região Metropolitana de São Paulo ( 4 horas e 30 min. de ônibus) no altos do Vale do Parapanema. Cidade muita rica em aspectos ambientais e sociais. E também é nessa região que se encontra o último remanescente "contínuo" de Mata Atlântica, formado por um conjunto de unidades de conservação de diversos graus de proteção: (Parque Estadual Intervales/PEI, Estação Ecológica de Xitué/EEcX, Parque Estadual Carlos Botelho/PECB e Parque Estadual do Alto Ribeira.



Lá residem em torno de 21.000 habitantes, em que 60% da população vive na zona rural, tendo como principal atividade econômica a agricultura familiar, por meio do cultivo de diversos tipos de leguminosas.
Outra característica marcante da cultura local - além de danças, músicas e comidas típicas - é o artesanato, que gera renda para mais de 200 pessoas
e compreende 10 grupos que realizam diferentes tipos de artesanatos como: bordados, ponto cruz, vagonite, crochê, produtos em patchwork, cestarias, utilitários, móveis em palha de milho e taboa, arte em tecido de tapeçaria e processamento natural de compotas, geléias e outros.

Atuação do INDES (Instituto Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Eu (Julia), Cleide e José Luis em Guapiara - contrato com a Prefeitura Local.


Objetivo do trabalho: prestação de serviço especializado em desenvolvimento local,sensibilização, organização e gestão de empreendimentos comunitários.

Início do trabalho: janeiro de 2010

Meu papel: participar da facilitação desse processo e auxiliar o grupo a construir estratégias de comercialização do artesanato de Guapiara.

Cumprindo a minha tarefa...

Meu Compromisso: Propiciar vivências de comercialização em São Paulo (em 4 lojas de artesanato) aos artesãos de Guapiara, para que o grupo sinta as complexidades desse tipo de relação e possar assumir esses contatos. E que essa atividade contribua com o aumento da autonomia individual e coletiva dos artesãos.

Datas: realização dessa atividade nos dias 20 e 21 de abril ( semana que vem, na terça e quarta-feira)...

Em breve o planejamento de tudo isso, ueba. Estou muito empolgada, pois com certeza será uma vivência muito rica para mim e para os artesãos que virão para São Paulo....











Um comentário: